NOTAS SOBRE A ESCOLA DE BALLET. ~ Ambiente Technico

quarta-feira, 9 de março de 2011

NOTAS SOBRE A ESCOLA DE BALLET.

Finalmente o projeto da Escola de Ballet começa à tomar forma. Depois de algumas mudanças – algumas realmente significativas – já posso dizer que estou na fase finalização.
Por hora somente estou focado no Projeto Arquitetônico, com o básico do Revit, até que eu possa me aprofundar ainda mais e começar a trabalhar com maiores detalhamentos, como a parte elétrica ou hidráulica, etc...
Confesso que me sinto satisfeito com o resultado do projeto, de inicio não passava de uma singela ideia, de criar um projeto de uma escola de Ballet, tal ideia veio depois de uma conversa inocente com minha namorada, sobre o que faríamos se ficássemos ricos, e a ideia da escola de Ballet surgiu de nós dois. Depois de um tempo trabalhando com projetos prontos (Tirados de Revistas) para me familiarizar com o Revit, achei que estaria na hora de criar um projeto próprio, eu sentia que era necessário ter a capacidade de criar algo meu no revit, e foi um desafio que topei.
Não sou formado em arquitetura, nem nada, mas gosto muito de trabalhar com projetos e maquetes 3d, geralmente trabalho com maquetes 3d baseadas em projetos DWG, e criar um projeto, bem como a maquete, para mim foi algo novo e posso dizer que foi uma ótima experiência.
I – Planta Baixa Mobiliada Escola Ballet.

Esta é a planta baixa do térreo, onde funcionará a Escola de Ballet. A sala principal (a esquerda) conta com uma área de 57m² com pé direito de 4mt. Conta com uma parede espelhada (ao fundo) barras de exercício fixadas nas paredes laterais, a sala da direita, com 29m² servirá basicamente para as primeiras séries e pré-ballet, também contará com a mesma estrutura da sala principal. A sala da extrema direita, é uma espécie de sala de convivência, com um espaço limitado a 12m² servirá para os bailarinos descansarem ou simplesmente se concentrar. O Hall de entrada é bem amplo, a escada teve seu primeiro lance alongado, devido ao andar superior, como a estrutura do prédio conta com um pé direito alto, a altura do forro da recepção e do hall alcança 3,2m e devido ao forro, tive de alongar o primeiro lance da escada.
Ainda no térreo, a escola conta com uma pequena cantina e banheiros masculino e feminino.

II – Planta Baixa Mobiliada – Andar Superior
O andar superior foi bem problemático, o Layout atual passa longe deste apresentado acima, mas como recebi valiosas dicas de quem está habituado ao mundo da dança, tive de adicionar novas salas que eu não havia pensado do projeto original. O próprio prédio teve de ser alterado do original, devido à limitação de espaço, tive que ampliar a planta para poder trabalhar com os espaços mínimos, é sempre muito fácil se trabalhar com áreas amplas, o complicado é fazer um projeto com medidas limitadas – uma desgraça para o técnico em edificações, por exemplo, que só pode projetar uma edificação de até 80m² - Porém, nem todo o tipo de projeto se pode trabalhar com espaços pequenos, por isso este projeto teve de ser alterado.
Temos a sala principal, com alguns equipamentos de ginástica, na verdade, serão equipamentos de pilates, é que, por motivos óbvios – falta de blocos- tive de usar estes. A sala pequena, na parte frontal é a administração, com 8m². Neste andar podemos contar com dois vestiários, uma sala de aula para estudos teóricos a apresentações de vídeos, a enfermaria o almoxarifado e um camarim.
III – Planta de Cobertura
Esta é a vista da planta de cobertura, com boa parte do terreno a vista, como o estacionamento, a rampa de acesso e a cobertura da fachada.
IV - Fachada


A fachada teve mudanças significativas, troquei a placa por um letreiro em relevo, com acabamento em metal, o pé direito amplo do térreo, me deu a possibilidade de utilizar a madeira (deck) para compor a fachada toda, e de criar uma cobertura em acrílico na entrada do prédio.
V – Sala de ballet.

Esta é uma renderização da sala de ballet (sala pequena), já fiz algumas alterações nela, o pé direito alto garante espaço para se trabalhar as barras fixas nas paredes laterais para exercícios e a parede espelhada ajuda a compor o espaço.

VI – Sala de ballet.

Esta é uma renderização anterior à de cima, apenas para se comparar a altura do pé direito, que era em torno de 2,8m, muito baixo para uma sala de ballet. As paredes das salas serão decoradas com fotos de ballet.

0 comentários:

Seguidores